Vila Prudente

O bairro Vila Prudente, localizado na zona leste de São Paulo, surgiu em 1890. Naquele ano, três imigrantes italianos, de sobrenome Falchi, compraram as terras pertencentes a João Pedroso e fundaram a primeira fábrica da região, destinada à produção de chocolates.

A criação de uma vila industrial pelos irmãos Falchi, que a partir de mutirões construíam moradias no entorno da fábrica e de indústrias de outros ramos, contribuiu para o desenvolvimento da região. O então presidente do Brasil, Prudente de Morais, apoiou a iniciativa e foi homenageado pelos italianos, tendo seu nome batizado o bairro.

Atualmente, a Vila Prudente é uma região de classe média, que tem como grande atrativo a proximidade com o centro da cidade. O bairro é atendido por uma estação de metrô e por outra de VLP (Veículo Leve sobre Pneus), facilitando o deslocamento para outras áreas de São Paulo.

O nome do bairro vem da admiração que os proprietários tinham pelo presidente da Republica Prudente de Morais, que havia sido o primeiro governador do estado de São Paulo (de 14 de dezembro de 1889 à 18 de outubro de 1890) logo após a proclamação da Republica.

O bairro fica apenas 5 quilômetros da praça da Sé e tem 10 km2. Muitos anos se passaram até que fosse implantado, nas vizinhanças da secular vila, um outro bairro, que recebeu o nome de Parque Vila Prudente, e ainda outro usando o famoso nome – dessa feita no distrito do Sacomã – chamado Alto da Vila Prudente.