Sapopemba

Sapopemba é uma palavra tupi-guarani que significa “raiz chata”; um tipo de raiz que se desenvolve juntamente com o tronco da árvore, chegando a 2m de altura. No local existia uma grande árvore que foi derrubada. No seu lugar, exatamente, foi plantada uma paineira.

O populoso bairro da zona leste, surgiu por volta dos anos 1920, com a fixação de um grande numero de portugueses. Os lusos instalaram-se em grandes chácaras, dedicando-se à cultura de hortifrutigranjeiros e de flores. Alguns anos mais tarde os imigrantes ergueram uma pequena igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima.

O ano de 1931 foi histórico para o bairro, com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima diretamente de Portugal. Alguns anos depois, construíram um santuário ao lado da antiga Igreja de São Roque para abrigar a santa.

Pela região, que dispõe de vários supermercados, passam diversas linhas de ônibus. Além disso, perto do Sapopemba está a Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, importante via arterial que faz ligação com outros bairros da cidade.