Ponte Rasa

O hoje distrito da Ponte Rasa era chamado de Ponte Baixa, e recebeu este nome porque foi instalado nas imediações do ribeira Ponte Baixa. Seu crescimento se fez ao lado da centenária Penha, de quem é vizinho. Pó volta de 1940, o local era conhecido como Vila Ponte Rasa e foi se instalando na antiga estrada Penha – São Miguel. Como acabou se tornando distrito, perdeu a “Vila”e tornou-se o distrito da Ponte Rasa. Mas em anos seguintes um povoamento nasceu e acabou recebendo o nome de “Vila Ponte Rasa”.

Durante duas décadas, 1940 e 1950, São Paulo passou por uma febre de crescimento, e assim foram nascendo, junto com indústrias, as pequenas vilas em torno do ribeirão da Ponte Rasa. Hoje são mais de trinta pequenos bairros que compõem o distrito, que conta com favelas, edifícios, vilas e cortiços e com todos os problemas que um distrito da zona leste sofre no dia a dia.

Seu crescimento foi acontecendo nas décadas seguintes, com a grande expansão industrial dos anos 1940 , 1950 e 1960, quando foram surgindo pequenas vilas ao longo dos trilhos da antiga Central do Brasil. Bairros apareciam como num passe de mágica, como o Jardim Popular e o Jardim Copacabana.