Lajeado

Lajeado é um distrito do município de São Paulo, situada na zona leste do município. Com o distrito de Guaianases forma a Subprefeitura de Guaianases e abrange os bairros de Conjunto da Paz, Jardim Augusta, Jardim Aurora, Jardim Brigida, Jardim Campos, Jardim do Campo, Jardim Dona Deolinda, Jardim Etelvina, Jardim Fanganiello, Jardim Gianetti, Jardim Guaianases, Jardim Moreno, Jardim Nova Guaianases, Jardim São Paulo, Jardim Ubirajara, Lajeado, Núcleo Lajeado, Parque Guaianases, Vila Andes, Vila Chabilândia, Vila Fukuya, Vila Iolanda 1, Vila Lourdes, Vila Minerva e Vila Nancy.

A criação do distrito de Lajeado se deve a criação do distrito de Itaquera, em 27 de dezembro de 1920, desmembrando-se do distrito de São Miguel Paulista, o Lajeado passou a fazer parte deste distrito.

Não era essa a vontade da população local, se o bairro vizinho conseguiu a autonomia administrativa, Lajeado pleiteava também essa condição, e em 30 de dezembro de 1929, foi criado o distrito do Lajeado. A partir desta data, se comemora o aniversário de Lajeado.