José Bonifácio

José Bonifácio é um distrito situado na zona leste do município de São Paulo sendo administrado pela Subprefeitura de Itaquera e é predominantemente residencial, com uma grande quantidade de prédios populares (conjuntos habitacionais) e áreas semirurais. O distrito é servido pelos trens da linha 11 da CPTM com uma estação homônima.

O nome “José Bonifácio” é pouco utilizado pela população em geral, normalmente se referindo ao conjunto habitacional de mesmo nome, e o distrito é, com frequência, erroneamente considerado como parte do distrito de Itaquera.

O distrito tem um formato alongado e levemente afunilado, posto num relevo montanhoso na extrema Zona Leste de São Paulo, distando entre cerca de 19.5 km (Jd. Morganti) a 22.8 km (Estrada de Iguatemi) da Praça da Sé. Boa parte dos mais de 107 mil habitantes está concentrada na parte norte do distrito, nas proximidades de Itaquera, Lajeado e norte de Guaianases. Enquanto a outras partes, são pouco densamente povoados e semi-rurais, ocupadas por alguns galpões e vilas pequenas, como a Fazenda Caguaçu, Jd. Jordão e V. Ivete.

As principais avenidas e estradas que passam pelo distrito são a Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, Estrada de Iguatemi, Rua Jardim Tamoio, Avenida Professor João Batista Conti, Avenida Nagib Farah Maluf, Avenida José Pinheiro Borges, Rua Virgínia Ferni e a Estrada Itaquera-Guaianases.