Jardim Helena

Jardim Helena é um distrito situado no extremo leste do município brasileiro de São Paulo. É um dos distrito com a renda per capita mais baixa da cidade.

O distrito de Jardim Helena foi beneficiada com a construção da Estação Jardim Helena-Vila Mara da CPTM, pois a parte norte da estação pertence a esse distrito. O distrito possui também as estações Itaim Paulista e Jardim Romano (parte norte, pois a parte sul dessas estações pertencem ao distrito de Itaim Paulista). Esse projeto faz parte da modernização da linha 12 da CPTM e beneficiou outras estações da linha. Os moradores da região aguardavam a estação com uma grande expectativa, pois é uma forma de se locomover até lugares mais longes e com menos demora do que o ônibus.

A história do Jardim Helena é a mesma do distrito de Itaim Paulista e a do distrito da Vila Curuçá, o início da exploração pelos portugueses ocorreu no início do século XVII, com a doação de semarias a portugueses. Consta que entre o período de 1610 e 1611, o Bandeirante Domingos de Góes virou “sesmeiro” das terras da região do “boi sentado” que estão localizadas nas proximidades do Rio Tietê. Elas foram passadas para o controle dos padres carmelitas em 1621.

Nesse período foi construído uma capela denominada Nossa Senhora da Biacica (esse nome vem do tupi “imbeicica” ou “cipó resistente”, facilmente encontrado no rio Tietê), capela essa que é considerada como um marco da colonização da região. Por muito tempo Itaim Paulista e Vila Curuçá e a parte leste do Jardim Helena formavam um bairro só, chamado de “imbeicica”, depois houve a separação.