Itaim Paulista

Itaim Paulista é um distrito situado no extremo leste do município brasileiro de São Paulo, no estado de São Paulo. O nome Itaim vem do Tupi-Guarani e significa pedra pequena.

É no Bairro Itaim Paulista que se encontra a parte sul da Estação Itaim Paulista e a Estação Jardim Romano (sendo a parte norte dessas estações pertencentes ao Distrito de Jardim Helena) da linha 12 da CPTM. Tem saídas para o município de Itaquaquecetuba através da Avenida Marechal Tito, Ferraz de Vasconcelos pela Rua Tibúrcio de Sousa ou Rua Itajuibe, e Poá por uma ponte que passa sobre o córrego Três Pontes.

É habitado essencialmente por migrantes nordestinos (notadamente baianos e pernambucanos), com lojas, bancos, varejos, atacados, shopping, supermercados, hospitais e postos de saúde.

Há uma forte presença de evangélicos pentecostais nos bairros ao redor, contando também com uma considerável população católica. Apresenta divergências sócioeconômicas, mas possui ruas asfaltadas, e tem um bom saneamento básico. Nos últimos anos ocorreu a inauguração do Shopping Itaim Paulista e do Hospital Geral de Itaim Paulista.